Quando pensamos em ir a Orlando nossa cabeça primeiramente pensa em Disney e compras nos outlets. Acho que essa é a “ febre do Mickey “. Mas o que você tem que saber é que Orlando é muito mais que parque e lojas. E uma dessas se chama NBA.
Isso mesmo! Você pode e deve assistir uma partida de basquete em Orlando. É como ir ao Rio de Janeiro e não ir ao Maracanã. Você simplesmente verá os maiores do esporte em ação. Certamente que será uma experiência incrível. Eu mesmo só virei fã do basquete após ver minha primeira partida in loco.
Então, vamos a dicas e curiosidades sobre a NBA em Orlando. Bora ver a bola laranja!
Outro ponto alto da liga é o All-Star Game. Uma partida recheada dos mais talentosos jogadores da atualidade escolhidos por dois capitães eleitos em votos. Nessa partida exibição apresentam-se os 24 dos melhores jogadores da liga, sendo o evento principal da NBA All-Star Weekend.
Durante o jogo você acompanhara o talento nato de cada jogador. Por ser uma partida festiva muitos deles aproveitam para jogar “ mais solto “ e fazer jogadas mais plásticas e muitas enterradas no estilo de um show de pop star. Mas se você pensa que por ser exibição tudo e relaxado, pensou errado. As estrelas envolvidas sempre querem ganhar. Então os últimos quarto do jogo acabam ficando mais sérios e corrido pela vitória na partida.
Como são dias de festejo pra liga, em outros dias existem várias atrações especiais como torneio de enterrada, recorde de bolas de 3 dentre outros. Certamente é um evento que atrai muitos espectadores e vale a pena ver esse show da liga.
Para os leigos de plantão, a NBA é a liga de nacional basquete americano. Ela é a mais valiosa e talentosa desse esporte. O basquete está para os americanos como o futebol para nós, brasileiros.
A temporada completa da liga acontece de outubro a junho do ano seguinte. A liga americana atualmente conta com 30 franquias/times, sendo 29 nos EUA e uma do Canadá, dividas em duas conferências, Leste e Oeste. Cada time joga 82 partidas na temporada regular, podendo haver até 4 jogos entre as mesmas equipes. As 8 equipes melhores colocadas de cada conferência se classificam para a fase de mata mata, os famosos playoffs.
Os playoffs são séries de melhor de 7 partidas entre as melhores 8 equipes da fase regular de cada conferência. O primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo mede forças contra o sétimo e assim sucessivamente. Sendo que a melhor posição na classificação dita quem tem o mando de quadra, iniciando o confronto com duas partidas em casa, sendo visitante nas próximas duas. Já do quinto jogo ao sétimo é alternado o mando de quadra, e se for o caso, o jogo 7 será diante do torcedor do time de melhor campanha.
Há quem diga que os melhores jogos são os últimos da série, o então famoso “ jogo 7 “. Por ser tudo ou nada para ambas as equipes os jogos são sempre eletrizantes até o fim. Lembrando que muita das vezes essa partida não acontece, pois basta uma equipe ganhar quatro jogos que passara de fase, por isso o torna tão especial. Ele é tão importante para os americanos que existem estatísticas da partida ( pontos, faltas, vitórias, lances livres, etc ) só do “ jogo 7 “.
Por volta de junho são realizadas as finais da NBA com os dois times campeões das finais de cada conferência. E no mesmo molde dos playoffs são feitas as partidas finais, numa melhor de sete jogos para ver o grande campeão da liga. E como na fase regular, dos times que estão na final, o mando de quadra é o time com melhor campanha na temporada regular realizando as duas primeiras partidas em casa e, caso necessário, a quinta e sétima também.
Sagra-se campeão o time que ganhar 4 partidas nesta melhor de 7 jogos. E como dito acima, se houver um jogo 7, ele ainda fica mais especial. Por ser um jogo decisivo, quem ganhar leva o titulo da temporada, ele é repleto de estratégias, estatísticas e é assistido pelo mundo todo.
Enfim, essas foram as dicas e curiosidades da NBA. Espero você na parte 2 desta matéria com mais dicas da NBA em Orlando(clique aqui). Espero de fato que tenha curtido esse artigo. E assim sendo, se você curtiu, salve esse artigo e compartilhe com seu amigo ou sua amiga viajante. Até a próxima!
Por fim, não esqueça de viajar pelo site com diversos artigos sobre o Mundo Disney.